Perguntas e respostas que podem lhe auxiliar

1 - O que é a NR12?
R: É uma Norma Regulamentadora, de número 12 (NR12), relacionada a Segurança no trabalho em Máquinas e Equipamentos, publicada em 08 de Junho de 1978.
Consulte aqui a norma NR12 diretamente no site do Ministério do Trabalho.
2 - Por que eu preciso de um sistema para geração de relatórios da NR12?
R: Toda empresa precisa estar adequada à norma NR12, pois ela é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com a geração de relatórios no portal MentorNR12, a própria empresa, com profissional qualificado, pode efetuar rapidamente, com segurança e de uma forma padronizada no Brasil, o checklist do inventário, cálculos de risco e categoria, e análise de risco.
3 – Quem poderá fazer os relatórios?
R: Qualquer profissional qualificado da própria empresa, ou contratada por ela.
3.1 – O que é um profissional qualificado?
R: A norma solicita que toda análise seja realizada por um profissional qualificado, ou seja, um técnico de segurança acompanhado de responsável técnico da manutenção, para esclarecimentos da máquina, uma profissional graduado ou técnico, que tenha conhecimentos na produção e os perigos e riscos nas máquinas e equipamentos. Somente para a geração da ART – Anotação de responsabilidade técnica, após a adequação física do equipamento, é necessário um Engenheiro de segurança para assinar a ART.
4 - Quais os relatórios exigidos pela NR12 são gerados no Portal Mentor NR12?  
R: O  Portal Mentor NR12 contempla a geração do  Inventário de máquinas e equipamentos, cálculo da HRN (harz...) , Análise da Categoria de risco,  e Análise de risco (conhecido também como Laudo). Todos estes documentos estão com base na NR12, e fornece suporte para a adequação final da máquina.
Após gerar esses relatórios para cada uma das máquinas você terá um arquivo em PDF salvo, com todas as informações, mais alguns comentários. Este arquivo poderá ficar salvo ou impresso na empresa, e também ficará no Portal para consulta, ou nova cópia, quantas vezes necessário.
5 – Há um checklist padrão na  NR12 para que seja seguido?
R: A NR12 fornece os itens e informações para a segurança em máquinas e equipamentos. Não há um checklist padrão. Cada consultoria possui um checklist baseado na norma. No Portal Mentor NR12, padronizamos ao máximo os itens exigidos pela norma, e a cada nova atualização ou portaria, todos os nossos clientes serão informados.
6 – Como poderei entender algum item da norma que seja técnico ou específico?
R: O Portal Mentor NR12, procurou aproximar ao máximo os termos técnicos a uma linguagem mais clara, que todos possam entender. Ao mesmo tempo, quando necessário, terá imagens ao lado do item do checklist para que o cliente possa identificar algum item específico, como um sensor ou botões. Também teremos um canal via e-mail, para esclarecer quaisquer outras dúvidas que o cliente tenha, que seja relacionado a máquina e ao entendimento da aplicação do checklist.
7 – Quanto tempo em média se conclui  o inventário e a Análise de Risco no Portal?
R: Utilizando este portal, você terá os relatórios imediatamente após a conclusão do último item de cada um dos checklists. Ou seja:
  1. O inventário ficará pronto no mesmo dia em que você finalizar as informações preenchidas, ficando disponível para a gerência analisar ou arquivar o documento.
  2. O cálculo HRN ficará pronto no mesmo instante.
  3. A análise de Risco, poderá ser finalizada no mesmo dia, após preenchido os campos no checklist.
8 – Quanto tempo em média outras consultorias concluem o inventário e a análise de risco?
R: Geralmente, como outras consultorias atende várias empresas, elas coletam as informações na empresa, retornam para seus escritórios, e finalizam o processo mais ou menos em três a seis meses.
9 – Então, porque o Portal é tão rápido para a conclusão dos relatórios?
R: Primeiro, por estar numa plataforma web, tem acesso de qualquer lugar. Após finalizar o preenchimento do checklist, o relatório está pronto. Basta salvar em PDF ou imprimir. E ainda estará salvo no Portal por tempo indeterminado para consulta e impressão, através da senha pessoal.
Sendo assim, não há necessidade de esperar o consultor voltar a seu escritório, arrumar tempo para finalizar ou passar a limpo as informações, e retornar para a sua empresa para entregar os relatórios.
10 – Posso contratar um consultor e solicitar que ele utilize os relatórios do portal?
R: Sim. Assim a empresa saberá ao final do dia, o que o consultor realizou, ou seja, tudo que ele fizer estará salvo no Portal Mentor NR12 para a empresa analisar e acompanhar.
11 - Os relatórios que minha empresa gerar tem algum valor legal?
R: Sim, os relatórios devem ficar arquivados na empresa, no portal, ou impresso, para atender a fiscalização do Ministério do trabalho e emprego, caso estes venham a fiscalizar sua empresa.
12 - O que devo fazer depois de realizar os relatórios?
R: Deixá-los arquivados, impressos, a disposição das pessoas e órgão responsáveis.
13 - Onde encontro um engenheiro de segurança, para assinar a ART?
R:  Qualquer CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de qualquer estado, possui uma lista dos engenheiros cadastrados, e que tem direito a gerar ART. Basta solicitar ao CREA mais próximo de sua localidade.
13.1 – O que é ART?
R: ART é a Anotação de Responsabilidade Técnica, que o Engenheiro de segurança emite,
somente após a Adequação da máquina.
13.2 – O que é adequação da máquina?
R: Adequação, é deixar a máquina em condições de segurança, com os dispositivos eletrônicos conforme a categoria. Os itens que não estiverem de acordo com o cheque list
da análise de risco, devem ser providenciados para que a máquina fique adequada.
14 - Como posso contratar o serviço no portal?
R: O Portal Mentor NR12, funciona com planos de assinatura anual, você deve analisar os planos de assinaturas, pois eles estão adequados a necessidade da empresa.
15 - Como funcionam os planos de assinatura?
R: Os planos de assinatura do Portal Mentor NR12 funcionam por máquinas, ou seja, você escolhe o plano de acordo com o número de máquinas da sua empresa.Temos planos para 2, 10, 30 ou 50 máquinas. Também podemos fazer um plano personalizado. Os planos têm vencimento anual, durante a vigência do seu plano, você poderá cadastrar o número de equipamentos do plano que contratou, e também poderá gerar os relatórios para esses equipamentos, sendo que poderá preencher ou atualizar quantas vezes necessária para o mesmo equipamento.
16 - O que eu faço quando meu plano vencer?
R: Quando a validade de seu plano expirar, você não poderá cadastrar novos equipamentos nem gerar novos relatórios, mas ainda poderá consultar ou copiar os relatórios gerados, Para realizar novos cadastros, você terá que assinar um novo plano.
17 - É possível cancelar um plano?
R: Não, depois de assinado seu plano terá validade de um ano, após isso esse prazo ele será cancelado automaticamente.
18 – Como testar o serviço gratuitamente para analisar se é viável?
R: O Portal Mentor NR12 traz um fluxograma explicativo de como utilizar os serviços, temos também as perguntas dessas páginas para lhe auxiliar.
Para que a empresa faça um teste, será necessário assinar o plano de 2 máquinas. Neste plano terá todos os relatório para duas máquinas,  e a empresa poderá verificar o conteúdo, e tomar a decisão de regularizar as máquinas restantes, optando pelo Portal Mentor NR12.
19 - Posso usar o sistema no smartphone/tablet?
R: Sim, é recomendado que você utilize um computador, porém é possível utilizar o sistema através de um smartphone ou tablet conectado à internet. Está dentro dos planos de expansão do Portal Mentor NR12 a criação de um aplicativo específico para smartphones/tablets.
20 – Como faço para tirar dúvidas sobre o preenchimento do checklist?
R: A empresa deve encaminhar um e-mail para: mentornr12@mentortreinamento.com.br, solicitando sua dúvida. No momento, é importante informar, qual checklist, e qual item para que possamos agilizar as respostas e auxiliar a empresa.

Novo aqui?

Cadastre-se, para poder gerar relatórios para seus equipamentos.
Cadastre-se!

Já é cadastrado?